A agência Santa Ideia, em um processo de fusão comandado pela empresária Fernanda Portal, foi incorporada pela Euro. O negócio começou a ser tratado no começo do ano e, em abril, iniciou-se a transição das operações e carteiras de clientes. Com a parceria, ambas as empresas passam por mudanças e visam à exploração de novos mercados.
Fernanda aponta que viu na fusão das empresas uma oportunidade de crescimento, principalmente para os clientes que faziam parte do portfólio da Santa Ideia. Já para Euro, foi uma forma de expandir a operação para uma nova região, uma vez que a agência incorporada atua no Litoral Norte, além de agregar novos profissionais, expertise e conhecimento. “A Santa Ideia já tinha muita força local, mas estava na zona de conforto, precisava de fôlego e desafios para crescer e atingir novos resultados. Tínhamos que ir para a zona de confronto”, diz a empresária.
Com a fusão, agora, Fernanda se une ao time de gestão da Euro e traz consigo cerca de 22 anos de experiência em Marketing e Planejamento, com pelo menos sete deles dedicados à Santa Ideia. “Minha experiência agregará muito ao time. Vim de uma escola baseada em processos, que é o maior desafio de todas as agências de Marketing e Comunicação”, pontua.
Conforme o CEO da Euro, Arthur Lencina, a nova gestora estará à frente do time de Atendimento e tem o objetivo de consolidar o Núcleo de Planejamento. “Vamos fortalecer e aperfeiçoar essa área ao longo da caminhada, mas o mais importante é a Fernanda estar conosco. Sou muito grato por ela ter se desafiado e queimado no coração dela esse novo desafio”, celebra. Também de acordo com ele, a empresa apresentará novidades “neste ano ainda”.
Plot twist
A fusão fará com que a Santa Ideia sofra um “plot twist” – “reviravolta”, em tradução livre ao português – em sua atuação, conforme Fernanda. Agora, a marca voltará a operação para a área de Educação, trazendo ao mercado uma capacitação para agências de menor porte e “eugências”. “Nessa fusão queremos ir além do nosso negócio, queremos transbordar conhecimento em outras atividades e unidades”, reforça a empresária. O intuito, com essa movimentação, é fazer “a diferença”, ao ensinar empreendimentos menores a como se desenvolver, crescer e, “principalmente, a se manterem”. Outra mudança é que a Euro passa a trabalhar com um gestor junto às houses agencies – termo utilizado para equipes de Marketing interno -, em empresas que optaram pelo formato.
Fernanda Baimler Portal
Fernanda é formada em Relações Públicas pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) e pós-graduada em Gestão Empresarial pela mesma Instituição. Com mais de 22 anos de experiência no mercado de Comunicação, trabalhou em diversas empresas nas áreas de Marketing e Planejamento. Entre as principais experiências, estão empresas do setor do Agro, da Saúde e da Tecnologia. Especialista em Marketing Digital e Planejamento Estratégico, atualmente trabalha junto à agência Euro na gestão do Atendimento e Planejamento.