O carnaval passou e só lembramos das festas, das curtidas e do povo pulando nas ruas e avenidas de todo o Brasil. O próprio país virou referência quando o assunto é a folia. Inclusive é internacionalmente reconhecido pelos estrangeiros quando falamos que somos brasileiros. E se falamos dessa alegria carnavalesca, é difícil desassociar das cervejarias brasileiras, que investem muito em merchandising nos Desfiles das Escolas de Samba, principalmente no Rio de Janeiro. Além claro, das ações de marketing nas praias cariocas.
Outro exemplo, é que todo final de ano, seja natal ou ano-novo, esperamos ansioso pelas propagandas emocionantes dos bancos, supermercados ou farmácias. Nós nem precisamos citar os nomes das empresas, que eles já vieram em sua mente, não? Esse é o ponto que vamos tratar hoje. Estar presente na cabeça das pessoas quando algum assunto for mencionado.
Primeiro de tudo, é preciso entender o contexto que você vai inserir determinada campanha na mídia. Se falamos de natal, por exemplo, é possível trabalhar com a ideia de família, memória afetiva, se falamos de carnaval, vamos para o lado da alegria, festas, comemorações, etc. Já para o Dia dos Namorados, é um clima de romance, reencontro e momentos de paixão.
Além de entender esse sentido, é preciso trabalhar ele por algum tempo. Não será de uma hora para outra que sua marca será atrelada a algum destes eventos, por exemplo. Você sabe a quanto tempo a Heineken está trabalhando com a Uefa Champions League? São 16 anos de parceria entre a cervejaria e a competição europeia de futebol.
O importante é que o seu nome seja lembrado quando vamos falar de determinada coisa. Mas lembre-se: não é possível tentar em todos os lados, é preciso de estratégia, paciência e entendimento do público-alvo.
Conte conosco na jornada da fidelização dos seus clientes e no trabalho para que sua marca e seu produto estejam presente na mente de todos.