BLOG

Trump é suspenso do Facebook por 2 anos

O Facebook suspendeu, na sexta-feira, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, até pelo menos janeiro de 2023 e anunciou mudanças na forma como tratará os líderes mundiais que quebrarem as regras na rede social.

A suspensão foi no dia seguinte ao tumulto mortal em 6 de janeiro no Capitólio, determinando que ele havia incitado a violência. A punição durará, pelo menos, dois anos a partir da data do bloqueio inicial e só será suspensa se o risco para a segurança pública diminuir, ressaltou o Facebook.

Trump criticou a decisão como uma forma de censura e um insulto aos seus eleitores.

Esta nova linha do tempo nega ao republicano Trump um grande megafone de mídia social antes das eleições legislativas de novembro de 2022. No entanto, isso significa que ele poderá retornar ao Facebook bem antes da próxima eleição presidencial no final de 2024.

Trump foi banido permanentemente pelo Twitter e permanece suspenso pelo YouTube da Alphabe após o motim. Trump, que esta semana fechou seu blog recém-lançado , fez planos para começar sua própria plataforma. “Dada a gravidade das circunstâncias que levaram à suspensão do Sr. Trump, acreditamos que suas ações constituíram uma violação grave de nossas regras que merecem a maior penalidade disponível sob os novos protocolos de aplicação”, disse o chefe de assuntos globais do Facebook, Nick Clegg, no post .

O conselho de supervisão do Facebook, um grupo independente financiado pela empresa que governa uma pequena parte das decisões de conteúdo controversas, manteve em maio o bloqueio sem precedentes da empresa em Trump. No entanto, conselho decidiu que era errado tornar a proibição indefinida e pediu uma “resposta proporcional”.

Em um comunicado na sexta-feira, Trump rebateu a decisão e repetiu falsas alegações de fraude eleitoral: “A decisão do Facebook é um insulto para 75 milhões de pessoas, além de muitas outras, que votaram em nós nas Eleições Presidenciais Rigged de 2020. Elas não deveriam ter permissão para escapar dessa censura e silenciamento e, no final das contas, venceremos. Nosso país não aguenta mais esse abuso! ” Várias investigações não encontraram evidências de fraude eleitoral.

Trump acrescentou: “Da próxima vez que eu estiver na Casa Branca, não haverá mais jantares, a seu pedido, com Mark Zuckerberg e sua esposa. Será só negócios!”

O Facebook disse que trabalharia com especialistas para decidir quando o risco de segurança pública diminuiu para Trump ser restaurado em suas plataformas. Disse que avaliaria fatores, incluindo casos de violência, restrições a reuniões pacíficas e outros indicadores de agitação civil.

Ele também disse que haveria um conjunto de sanções crescentes que seriam acionadas se Trump quebrasse outras regras que poderiam levar à sua remoção permanente.

A porta-voz da Casa Branca Jen Psaki, falando a repórteres, disse sobre a decisão do Facebook sobre Trump que parecia “muito improvável que a zebra mudasse suas listras nos próximos dois anos, veremos.”

Deixe sua opinião!

Atendimento
Precisa de ajuda?
Olá! Seja bem-vindo a agência EURO! ☺️
Deixe seu recado e, em breve, retornaremos.